top of page
ATLAZUL

ATLAZUL

CONCLUÍDO

O objetivo geral do projeto Atlazul é identificar desafios, oportunidades e gerar redes que promovam a especialização da área transfronteiriça em termos de Crescimento Azul, bem como desenvolver inovações no domínio das políticas de Economia Azul relacionadas com os processos metabólicos que forneçam novas soluções com suporte digital e o aprimoramento do conhecimento terrestre e marinho.

A Euro região Alentejo-Algarve-Andaluzia, com a participação adicional da Galiza, pretende aprofundar as oportunidades promovendo políticas de Crescimento Azul que explorem as sinergias derivadas de relações construtivas entre os vários sectores que operam nesta área: pesca, aquicultura, energias renováveis marinhas, portos, serviços de navegação, turismo costeiro e navegação, biotecnologia e também o ambiente litoral marinho.

Este objetivo geral irá reforçar a excelência científica do Espaço de Cooperação Transfronteiriço pela sua vinculação a questões de grande projeção internacional e de prioridade europeia, como sejam:  as soluções digitais para o problema dos processos metabólicos no meio marinho e marítimo-terrestre.

Cofinanciado pelo programa Interreg VA Espanha-Portugal, POCTEP, Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, o Atlazul é um projeto liderado pela Secretaria-Geral de Ação Externa (SGAE) do Conselho de Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia.

O consórcio deste projeto tem como beneficiários da Andaluzia e Galiza, a Agência Andaluza de Gestão da Agricultura e Pescas (AGAPA), a Agência dos Portos Públicos da Andaluzia (APPA), o Instituto de Investigação e Formação Agrícola e Pesqueira (IFAPA), a Empresa Pública de Turismo e Gestão do Turismo. , SA, Agência Andaluza de Promoção Externa (EXTENDA), Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR), Cluster Marítimo-Marinho da Andaluzia (CMMA), Fundação Centro Tecnológico de Aquicultura (CTAQUA), Instituto de Investigação Marinha (IIM), Centro Tecnológico do Mar (CETMAR). Da parte da região Alentejo e Algarve, a Universidade de Évora, Universidade do Algarve, DOCAPESCA Portos e Lotas, SA, Sines Tecnopolo, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

bottom of page