top of page

Estações Náuticas do Alentejo destacam-se na BTL 2025 e reforçam aposta na internacionalização

A convite da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA), as Estações Náuticas do Alentejo marcaram presença na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, destacando-se como um dos polos estratégicos do turismo náutico em Portugal.

13/03/2025

Estações Náuticas do Alentejo destacam-se na BTL 2025 e reforçam aposta na internacionalização

Integradas no projeto Nautical Alentejo Go International, apresentaram-se com um stand dinâmico e interativo, promovendo novas oportunidades de negócio e parcerias estratégicas para o setor.


Ao longo do dia, profissionais do turismo, empresários, turistas e entusiastas de desportos náuticos tiveram contacto direto com a diversidade da oferta náutica e turística do Alentejo. O espaço contou com oito mesas de networking, representando quer as Estações Náuticas de Alandroal, Avis, Mértola, Moura, Odemira, Reguengos de Monsaraz e Sines, quer as entidades promotoras do projeto, o Sines Tecnopolo e a ADRAL. O objetivo principal foi facilitar o contacto entre empresários locais e potenciais parceiros nacionais e internacionais, impulsionando novas dinâmicas para o turismo náutico da região.


Um dos momentos mais aguardados do evento foi a apresentação do projeto "Nautical Alentejo Go International", conduzida por Nelson Bartolo, representante da Estação Náutica de Moura-Alqueva, no Palco Alentejo e Ribatejo. A intervenção seguiu-se à apresentação nacional das Estações Náuticas de Portugal, feita por António José Correia, Coordenador das Estações Náuticas de Portugal e do Fórum Oceano, que destacou o enorme potencial de internacionalização da oferta náutica do Alentejo.


“As Estações Náuticas do Alentejo são um produto turístico agregador, com um enorme potencial de crescimento. O turismo náutico, seja em águas costeiras ou interiores, continua a ser um mercado pouco explorado, e a nossa missão é posicioná-lo como um dos grandes motores do desenvolvimento regional.” – Nelson Bartolo, representante da Estação Náutica de Moura-Alqueva.


A sessão foi ainda marcada pela entrega oficial do certificado à mais recente Estação Náutica do Alentejo, o município de Ponte de Sor - Barragem de Montargil, reforçando o crescimento da rede e o compromisso com a valorização do turismo náutico na região.


Pedro Natário, Coordenador da Estação Náutica de Reguengos de Monsaraz, sublinhou a força coletiva da rede e a importância da presença na BTL: “A valorização do Turismo Náutico no Alentejo é um dos pilares das Estações Náuticas da região. Hoje, apresentamos um produto turístico cada vez mais estruturado e diversificado, com experiências de excelência para quem nos visita. Cada Estação Náutica, com a sua identidade própria, contribui para um Alentejo mais atrativo e competitivo. O Alentejo recomenda-se.”


O Nautical Alentejo Go International é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2030, pelo Portugal 2030 e pela Comissão Europeia, com a coordenação e promoção do Sines Tecnopolo, juntamente, com Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.


O projeto é uma iniciativa estratégica que visa promover e internacionalizar a oferta náutica do Alentejo, dinamizando a economia regional através do turismo sustentável. O projeto atua na criação de produtos turísticos estruturados, captação de novos públicos e reforço da presença do Alentejo nos mercados internacionais, posicionando a região como um destino náutico de excelência.


Saiba mais sobre este projeto no site oficial: https://nauticalalentejo.pt/

bottom of page