Candidaturas abertas para apresentação de ideia de negócio
O Programa Contato – Roteiros de Inovação, do Projeto “SPEED TALENT – ACELERADOR DE TALENTOS” pretende colocar em contato empreendedores com o mundo empresarial, centros de investigação/conhecimento, e entidades de mediação/stackeholders de cada um dos setores dos roteiros de Inovação.
15/05/2018
O Programa Contato – Roteiros de Inovação, do Projeto “SPEED TALENT – ACELERADOR DE TALENTOS” pretende colocar em contato empreendedores com o mundo empresarial, centros de investigação/conhecimento, e entidades de mediação/stackeholders de cada um dos setores dos roteiros de Inovação.
A ideia de negócio a apresentar, nesta fase não será ainda uma ideia de negócio completamente estruturada. O objetivo é, com base nessa ideia “semente”, o empreendedor ter contato com a realidade do setor em questão e poder consolidar e aprofundar a sua ideia de negócio.
Poderão ser apresentadas candidaturas em 5 setores chave da região do Alentejo para o desenvolvimento de projetos inovadores, de base tecnológica e /ou alta intensidade em conhecimento e que se apresentam da seguinte forma:
- Roteiro da Agricultura Tecnológica;
- Roteiro do Turismo;
- Roteiro dos Agroalimentares;
- Roteiro Smart Cities;
- Roteiro Logística e mobilidade.
Os 5 roteiros irão abranger um grupo de até 30 empreendedores (maiores de 18 anos com ligação ao meio académico - beneficiários de bolsa no âmbito do projeto no valor de 750,00€/mês), pelo período de 3 meses.
Os roteiros terão por fim colocar os empreendedores, por cada um dos setores selecionados, em CONTATO com o mundo empresarial, comunidade científica e entidades de mediação/stakeholders.
CADA ROTEIRO DEVERÁ:
- potenciar o aparecimento de novos negócios/empresas que desenvolvam atividades inovadoras e de elevada intensidade tecnológica em setores chave para a região;
- potenciar o papel que os vários atores chave no território poderão desenvolver no sentido de estimular, acolher e lançar novos projetos e novos negócios na região;
- promover e apoiar o empreendedorismo e a inovação através do contato e vivência no seio da atividade empresarial e junto da comunidade científica, criando e/ou reforçando condições para o surgimento de novos produtos/serviços que possam concretizar-se em novas empresas;
- estimular a promoção, criação e dinamização de redes de contato entre os vários atores com relevância em cada setor chave na região, nomeadamente entre empresas, comunidade científica e entidades de mediação.
CADA ROTEIRO IRÁ INCLUIR:
- Apresentação, com introdução ao setor, diagnóstico e caracterização dos atores chave e respetiva análise prospetiva (dos setores e atores);
- Programação, com inclusão das atividades a dinamizar com os empreendedores beneficiários: visitas, workshops, reuniões, jobshadowing, relatórios de avaliação/reflexão ;
- Proposta de calendarização
- Plataforma ou outro suporte digital para divulgação dos 5 roteiros e respetivos conteúdos, como forma de comunicação interativa e inovadora.